quarta-feira, 14 de março de 2012

Crescimento Espiritual - 2 º Parte Embriagar-se do Espírito

Quem acompanha o blog viu que vamos postar algumas lições que tivemos na célula com TEMA LIVRE, no qual falamos sobre Crescimento Espiritual ela foi dividida em 3 partes e como todos gostaram muito vamos compartilhar com todos vocês aqui no blog!    

Crescimento espiritual

EMBRIAGAR-SE DO ESPÍRITO

A embriaguez do Espírito:  Em Efésios 5, no verso 17, o apóstolo recomendou – não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.  Compreender a vontade do Senhor para nós é um esforço que cada um precisa empreender.  Claro que as Escrituras têm a revelação do que o Criador quer que sejamos. Não há como duvidar de que o Criador deseja que sejamos cheios de Seu Espírito Santo. Por isso o verso 18: deixem-se encher pelo Espírito. 

 Quando os primeiros cristãos viveram pela primeira vez a experiência de serem cheios do Espírito (Atos 2, no dia da festa de Pentecostes), muitas pessoas em Jerusalém chegaram a pensar que eles estivessem embriagados (At 2:13).  Quando um crente é cheio do Espírito pela primeira vez pode acontecer algum tipo de manifestação semelhante ao embriagado: alegria incontida, choro, fraqueza nas pernas, alteração na forma de falar... Porém, tais manifestações são o que menos importa. Vale ressaltar que a experiência de ser cheio do Espírito precisa ser mantida, renovada – observe que em Atos 4:31 os mesmos de Atos 2 foram, novamente, cheios do Espírito.

Manifestações:  Tanto em Atos 2, como em Atos 4, a principal de todas as manifestações foi a coragem para pregar.  Cair no chão, gritar, chorar, rir sem parar... de que adianta se não houver testemunho do Evangelho aos perdidos?  Pois em Atos foi esta a manifestação do poder do Espírito nas vidas dos cristãos.  Eles não temiam pelas próprias vidas e pregavam a tempo e fora de tempo.

Em Efésios 5:19-21, encontramos os resultados práticos de uma vida cheia do Espírito:

a)  A linguagem muda:  Observe que Paulo não menciona o dom de orar em línguas. Claro que orar em línguas tem seu valor.  Mas aqui o apóstolo ressalta outro aspecto – a linguagem do louvor e da gratidão. Paulo ressalta o salmodiar, os hinos e os cânticos espirituais (a linguagem da adoração). 

b) Dar graças constantemente:  Quando murmura o crente entristece o Espírito (Ef 4:30). O apóstolo recomenda a gratidão a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo (v. 20). Quando você murmura acaba por ofender aquele que supre sua vida, seu Pastor, Jesus Cristo.

c)  Servir como privilégio: O último verso, 21, contém o mandamento: Sujeitem-se unas aos outros, por temor a Cristo. Sujeitar-se significa colocar-se abaixo, em servidão.  Jesus Cristo é nossa inspiração maior – Ele mesmo não veio para ser servido, mas para servir (Mt 20:28).  O Mestre ensinou que no Seu Reino, o maior é quem serve (Mt 23:11).

d) Fazer discípulos: A maior evidência de viver uma vida cheia do Espírito é o cumprimento da ordem do Senhor de fazer discípulos. O Espírito Santo é responsável por nos ajudar tanto a ser como a fazer discípulos para Jesus. Ore com os discípulos e leve-os a declarar que desejam embriagar-se do Espírito Santo. Ressalte na oração cada uma das características estudadas: Espírito Santo, eu quero coragem para testemunhar, quero a linguagem da adoração, a capacidade de ser grato sempre, servir aos meus irmãos e gerar muitos discípulos para Ti.

Como ser cheio do Espírito e manter-se cheio


TEXTO: Ef. 5:18-20


Existem muitos dons (presentes) de Deus para a Igreja. Mas entre muitos, dois provavelmente são os mais importantes, o dom da salvação: Rm 6:23 e o dom do Espírito: At. 2:38. O Espírito Santo é a provisão de Deus para as nossas necessidades. Para que o nosso pensamento seja livre das coisas do pecado é preciso pensarmos nas coisas do Espírito. Precisamos receber morte total para o nosso eu, pois assim como Paulo disse: “se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, viverei”. Só receberemos intimidade com o Pai, quando pelo Espírito contemplarmos sua face, a fim de dizer-lhe “Aba Pai”.


1 – COMO RECEBER O DOM DO ESPÍRITO (Ef. 5:18-20): Este versículo diz: que não devemos nos embriagar com vinho, mas embriagar-se com Espírito. Isso significa estar tão cheio a ponto do Espírito nos dominar. Não podemos confundir o estarmos cheios do Espírito com êxtase, mesmo porque ninguém fica em êxtase o dia inteiro. O enchimento do Espírito em nossas vidas tem que ser diário, estar cheio do Espírito nos torna pessoas mais tranqüilas, nos traz uma paz que excede todo entendimento. 

O que eu faço para estar cheio do Espírito?
Falando: Temos que encher as nossas vidas de uma fala espiritual, confessar a palavra, profetizar. Crente calado é crente vazio, mas crente cheio quando abre a boca fica ainda mais cheio. Na hora das dificuldades temos que abrir a boca e profetizar e não fazermos aquilo que o diabo quer, ficarmos calado.
Louvando: Quando você canta o Espírito vem. O louvor a Deus nos ajuda a vencer as tentações, afasta os demônios e enquanto cantamos nos enchemos do Espírito.
Agradecendo: A gratidão também é uma forma de nos encher. Você jamais verá uma pessoa cheia de Deus murmurando, muito pelo contrário as pessoas mais cheias de Deus são as mais gratas que existe.


2 – COMO MANTER-SE CHEIO DO ESPÍRITO: Ser cheio do Espírito é uma coisa, manter-se cheio é outra. 

Manter-se cheio do Espírito exige alguns procedimentos:
Fechar as rachaduras da alma: Quais são as rachaduras da alma que podem escoar a Unção do Espírito? Falta de Perdão (ressentimento, mágoa, amargura,etc.); impureza, ninguém permanecerá cheio do Espírito, alimentando-se de fantasias sexuais; rebeldia, esta é uma aliada de Satanás; orgulho, eu posso fazer tudo sozinho e não preciso de ninguém; a ira e a explosão; murmuração; autocomiseração (pena de si mesmo); a preguiça; mentira e a inveja.

Tenha um devocional diário: A bíblia por várias vezes compara a unção do Espírito com azeite. Se você colocar um pouco de azeite em um pires e deixa-lo ali por um longo tempo verá que ele se evaporou. O Espírito não se evapora, mas você pensará que o mesmo aconteceu se negligenciá-lo, você precisa permitir que o azeite do Espírito flua pela sua vida refrigerando sua vida espiritual.

Ande na lei do Espírito da vida: Existem duas leis que podemos andar: A lei do pecado da morte e a Lei do Espírito da vida. Nós crentes nascidos de novo, podemos andar em ambas as leis. A qualquer hora, e em qualquer área das nossas vidas. Mas não podemos andar em ambas as leis na mesma área de nossas vidas ao mesmo tempo. Com a nossa vontade, escolhemos a Lei na qual vamos andar. A lei da morte opera em nossa carne; a lei da vida em nosso espírito. A lei que permitimos dominar nossa alma é aquela que vai governar nossa vida.

Nós aprendemos que estar cheios do Espírito e manter-se cheio do Espírito são coisas diferentes. O que você vai fazer agora para mudar sua vida? O Espírito está sempre pronto esperando por você. Temos que escolher andar na lei do Espírito da vida, pois essa sim não nos levara a morte espiritual, mas nos fará crescer
e avançar sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter / IBL_DontStop