segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Que tipo de jovem cristão você é?


Você tem uma escolha a fazer. Você pode ser um jovem cristão vencedor, movido pela vontade e direção do Espirito Santo, ou um jovem cristão carnal, que age pela sua própria motivação e desejos, sendo um jovem cristão derrotado.

"Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:1-2)

Jovens carnais buscam sempre em primeiro lugar sua satisfação pessoal, são extremamente egoístas. Suas orações são mundanas e giram em torno do que Deus pode fazer por eles, querem consumir Deus em seus propósitos pessoais ao invés de buscar ser usados por Deus para os propósitos d'Ele. Jovens assim podem até ter a sua salvação, mas eles não experimentam da intimidade com Deus, sendo assim eles acabam sempre se dando mal em diversas áreas da vida, se sentindo derrotados, fracassados e muitas vezes começam a duvidar até mesmo de sua fé, ou do que Deus é capaz de fazer. Isso acontece porque não buscam conhecer o caminho que Ele planejou, seguem seus instintos e “usam” Deus quando a situação demanda mais do que eles sozinhos conseguem fazer. Não experimentam o que Deus faz com a nossa vida quando entregamos a Ele.

Os jovens vencedores, em compensação, sabem que nasceram com um propósito, Deus os fez com um plano especial. Todos os dias se enchem com esperança de Deus poder usá-los naquele dia. São jovens que contagiam as pessoas ao seu redor, com sua fé e confiança em Deus. Qual tipo de jovem você deseja ser?


Para se tornar um jovem vencedor é preciso mudar a mentalidade e atitudes. Comece com a renovação da mente egoísta pela mentalidade altruísta. Quando pedimos ao espírito Santo que nos ajude a perceber as necessidades das pessoas ao nosso redor, principalmente as necessidades espirituais não só as necessidades físicas damos o nosso primeiro passo para a renovação da nossa mente. Faça o que tem que ser feito por elas, seja servo das pessoas como Cristo nos ensinou. Pare de colocar seus problemas e sonhos dessa terra na frente dos propósitos de Deus.

Seja alguém que coloque sua vida como sacrifício vivo a Deus, viva Cristo em sua vida, deixe que o Espírito Santo de Deus manifeste mais em seus atos e ações do que seu próprio eu. O nosso lugar é na eternidade ao lado do nosso pai, estamos aqui por um período muito curto de tempo, tudo que acumularmos aqui na terra não servirá de nada no reino dos céus. A única coisa que poderemos levar são as vidas que ajudamos a encontrar a salvação.

Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo.” (Mateus 6:34)

Substitua o pensamento imediatista pelo pensamento com perspectiva eterna. Isso o ajudará a não dar importância excessiva a questões que trazem uma ansiedade desnecessária. Se não controlarmos nossa ansiedade agimos de maneira impulsiva, muitas vezes sem pensar nas consequências, ou no real valor do nosso desejo momentâneo. Não troque sua vida por coisas temporárias, mas invista sua vida em vidas, invista seu agir conforme a vontade de Deus busque por coisas melhores, que não encontramos nessa terra. E ajude as outras pessoas a também encontrarem o único que é capaz de reescrever histórias.
Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.” (1Timóteo 4:12)
Aproveite sua juventude, sua disposição e ânimo para ser um testemunho vivo da obra de Deus. Busque refleti-lo em todas as suas ações, em todo lugar, no seu trabalho, nos estudos, na sua família, no lazer, no futebol, em tudo o que fizer, seja um exemplo para os outros. Um jovem vencedor inspira os outros, por onde passa ele gera sede, sede de experimentar também a vida com Cristo. Um jovem vencedor deixa uma marca. Daniel foi um exemplo de jovem vencedor. Ele louvou a Deus em todo o tempo, mesmo quando foi lançado à cova dos leões. E Deus foi fiel a ele. Daniel escolheu não seguir os padrões do mundo, mas sim, em seguir os ensinamentos de Deus. Sua fé era tão contagiante, que até o rei incrédulo reconheceu que o Deus dele de fato é o único Deus vivo.
As pessoas ao teu redor tem reconhecido o Deus que você serve? Como tem sido sua vida? Muitas pessoas, até mesmo dentro da igreja, acabam não confiando em você por ser jovem, ou te subjugando. Mas, seja exemplo! Tem pessoas te observando a todo tempo, procurando um exemplo não apenas dentro da igreja, mas fora também. Seja como Daniel, viva aquilo em que você crê.

Não dê falsas justificativas para não servir a Deus e comece a pensar em formas de cumprir o Seu propósito. Você nasceu para adorar, viver em comunhão, ser semelhante a Jesus, servir as pessoas e exercer o ministério da reconciliação. Você tem usado desculpas para não cumprir a vontade de Deus?

Moisés gaguejava, Gideão era pobre, Jacó era inseguro, José foi maltratado, Davi teve um monte de problemas familiares, Pedro era impulsivo, Zaqueu era rejeitado pelas pessoas, Paulo tinha saúde fraca, Tomé tinha dúvidas e Timóteo era tímido. Temos uma variedade de pessoas cheia de imperfeições, mas Deus usou cada um deles para cumprir o Seu propósito.

Estude a palavra de Deus, é através dela você terá direção, todo cristão tem que ler a bíblia. A Biblia é a palavra de Deus viva, ela se renova todos os dias. Você nunca experimentará do poder de Deus, se não o conheces. Não pode ansiar por algo que você nem sabe que é possível acontecer. Patrícia Geiger, uma colunista do blog “não morda a maça” escreveu algo muito interessante que eu concordei plenamente “Estudar a bíblia não é leitura, é relacionamento!” Ao ler a bíblia você tem um relacionamento com Deus, você o conhece melhor, você descobre todas as coisas sobre Ele, e todos os planos que Ele tem para a nossa vida. É maravilhoso quando passamos a fazer parte desse plano e ajudamos a realizar aquilo que está escrito nesse livro totalmente inspirado por Deus, que é escrito a cada dia por nós mesmos.

Agora você já sabe como ser um jovem cristão vencedor ou um jovem cristão fracassado, a escolha é sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter / IBL_DontStop