“ ( ...), pois sabia que és Deus
piedoso e misericordioso, longânimo e grande em benignidade e te arrependes do mal.”Jn 4.2
TEXTO BASE- Recomendável ler todo
o livro de Jonas para melhor compreensão do Estudo.
Algumas pessoas tem o privilégio
de encontrar as boas novas de Cristo, contudo pensam que estas boas novas são
apenas para ele, ou para um grupo restrito.
Cristo anunciou o juízo iminente
de Deus sobre a humanidade, a realidade do inferno, o galardão do Céu para os
crentes e o perdão através da sua vida. Cristo anunciou tudo isso de boa
vontade. Ao contrário de Cristo, existiu um profeta de Deus no passado que não
lançou as boas novas aos perdidos com tanta boa vontade. Aliás, desconheço um
profeta que pregou a palavra com tanta má vontade. Será que você já identificou
este profeta?
Seu nome é Jonas.
Seu nome é Jonas.
Jonas recebeu uma grande missão.
Levar uma mensagem de arrependimento ao povo de Nínive. Este povo era um
inimigo de Israel, povo a qual Jonas pertencia. Para Jonas, era uma situação
muito delicada, pois ele recebeu uma mensagem divina para que o povo de Nínive
se arrependesse, mas no seu íntimo, Jonas desejava a morte deste povo.
Que coisa mais incoerente não é
mesmo? Estamos diante de um pregador levando as boas novas do perdão para um
população necessitada de Deus, mas ao mesmo tempo desejando no seu íntimo que
este povo rejeitasse as boas novas para ver Deus os destruindo!!!!!
Pois bem, Jonas, no início da
narrativa, procura fugir da face do Senhor e da sua missão, mas é claro que ele
não alcança seu propósito, sendo que pelo fato de ter fugido de Deus, Jonas
acaba literalmente dentro do ventre de um grande peixe!!!
Fugir de Deus e da sua missão
para conosco tem conseqüências. Quando nos afastamos do centro da vontade de
Deus, que é boa, perfeita e agradável, estamos vulneráveis a diversos perigos
do mundo. Não é a toa que Jonas acabou dentro de um ventre de um grande peixe.
Toda a história de Jonas é
sobrenatural e mostra a intervenção de Deus do início ao fim. O próprio Cristo
confirmou a veracidade da história ao dizer que sua missão seria semelhante a
de Jonas.
Ambos foram incumbidos por Deus
para pregar para não judeus. O ministério de ambos foi muito frutífero entre os
gentios. Cristo morreu e foi parar no ventre da Terra, ou seja, o inferno, ou
mundo dos mortos conhecido como Sheol no Hebraico. Jonas, embora não tenha
morrido no curso de sua missão, figurativamente morreu ao ser engolido pelo
peixe e foi parar em seu ventre. Ambos viram o livramento de Deus nestas
tribulações. Cristo ao terceiro dia foi livrado do Sheol ressuscitando e Jonas,
ao ser lançado fora do peixe, foi figurativamente trazido de volta à vida, como
que ressuscitando também dos mortos.
Como pode se concluir, muitas das
narrativas do antigo testamento possui um forte conteúdo simbólico que remete a
realidade futura de Cristo. Desta maneira, frise-se que a narrativa de Jonas
não é simbólica ou alegórica, mas real e sobrenatural que possui mensagens
espirituais por trás destes eventos, mensagens estas que refletem a obra futura
de Cristo.
Contudo, embora Jonas e Cristo tenham
muitos paralelos, eles também possuem muitos contrastes. Jonas pregou a
mensagem por obrigação e esperava que o povo de Nínive perecesse; Cristo por
sua vez pregou de bom grado dando sua própria vida, amando cada pecador e
esperando ver o fruto do seu trabalho, ou seja, o arrependimento de todos.
Cristo não deseja que ninguém pereça.
Jonas, após ser vomitado do
peixe, vai até Nínive e cumpre formalmente sua missão. Ele faz exatamente o que
Deus mandou, contudo sem nenhum amor pelos perdidos.
O resultado da missão de Jonas o
desagradou profundamente. O povo de Nínive ao ouvir a pregação de Jonas temeu a
Deus e se arrependeu dos seus maus caminhos e com isso não sofreu o juízo de
Deus.
Era tudo o que Jonas não queria.
Jonas se irrita pelo fato de toda uma nação ter se arrependido e crido no Deus
de Israel. Que incoerência não é mesmo? O zelo de Jonas para seu povo estava
acima do amor de Deus pelos perdidos. Isso acontece também conosco. Muitas
vezes esquecemos que a mensagem de Cristo é para todos e não para apenas um
grupo como nossa família ou amigos. Quando os nossos conceitos e preconceitos
estão acima do amor de Deus pelos perdidos, devemos parar e buscar a Deus para
que Ele renove nosso entendimento e assim não cairemos no erro de Jonas.
A palavra de Deus é universal.
Ela é intercultural. Diferenças culturais entre as nações são normais.
Diferenças de comportamentos entre as pessoas são normais. Mas estas diferenças
não fazem da palavra de Deus algo regional. Ela é universal para as mais
diferentes pessoas e culturas. Deus respeita as diferenças entre as pessoas e
culturas, porque então não faremos o mesmo?
Deus levantava pessoas, profetas
para levar sua mensagem universal a toda criatura. Jonas é um exemplo disso.
Agora no tempo de hoje vemos o Evangelho penetrando em culturas antes
extremamente fechadas. Deus está cumprido seu propósito eterno que é o de
salvar todo homem, mulher, jovem e velho deste planeta. Com a pregação do
evangelho, Deus derrama o seu Espírito sobre todos os povos. Este era o desejo
de Deus em Nínive e em todas as nações.
O livro de Jonas fecha com uma
pergunta. Em Jonas 4: 11 vemos:
“ E não hei de ter compaixão da
grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil habitantes, que
sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda e também muitos
animais? “
Deus declara seu amor pelos
gentios. O nome Nínive neste versículo pode ser substituído por qualquer cidade
do mundo. Pode ser substituído pela
nossa cidade. Deus tem compaixão de qualquer cidade do mundo.
A oração de Cristo na cruz foi
esta: Pai perdoa-lhes , pois eles não sabem o que fazem. Não é isto que o Pai
declara? Ele declara que tem compaixão de nós pelas nossas ignorâncias. Ele
está disposto a perdoar nossos pecados fruto da ignorância.
Deus declarou o perdão a todos a partir da oração de
Jesus na cruz; Ele perdoou nossas ignorâncias. Sabendo esta verdade, podemos
renovar nossa mente e derramarmos graça também entre as nações e declaramos em
toda a terra que as boas novas são para todos.
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