quarta-feira, 30 de maio de 2012

MAIS JESUS E MENOS RELIGIÃO




“  (...), o qual nos tirou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.”Cl 1-13
           
TEXTO BASE: LIVRO DE COLOSSENSES.

 1- O PERIGO DA RELIGIÃO.

O Apóstolo Paulo escreveu a epístola de Colossenses para advertir a todos os cristãos sobre o perigo da religião e das filosofias humanas. O centro da nossa fé deve ser unicamente a Cristo.
Quem já viu Deus alguma vez na vida? Apenas o Unigênito do Pai, o Cristo, que o viu em toda sua glória. Assim, se somente Cristo viu a Glória do Pai em sua Plenitude quem é o ser humano para revelar alguma coisa acerca de Deus, além do que Cristo já nos ensinou nas Escrituras?
Se o nosso ensino ultrapassa a Cristo, seja anátema. Só Cristo sabe tudo sobre Deus e as coisas espirituais. Se é assim porque algumas pessoas seguem “líderes” e “profetas” como se fossem  uma autoridade inquestionável?
Como está escrito :

“Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer“. Jo 1-18

Somente Cristo tem uma autoridade inquestionável, pois Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele.
Com está escrito em Colossenses capítulo 1-16:

“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades, tudo foi criado por Ele e para Ele”.

No meio cristão, existem diversos falsos profetas. Profetas que dizem que viram coisas, que foram revelados a eles coisas especiais da parte de Deus, quando na verdade estão enganando e escravizando o povo como nos dias passados.

“Ninguém vos domine a seu bel-prazer, com pretexto de humildade e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão”. Cl-3-18

Este é um exemplo que Paulo dá de uma heresia que surgiu nos seus dias. Algum falso profeta estava tendo “visões” induzindo o povo a cultuar anjos tirando assim o foco de Cristo.
Hoje talvez as heresias e os falsos profetas não induzem o povo a adorar anjos, mas induzem a adorar a si mesmos e o dinheiro. Estão como os falsos profetas do passado citados por Paulo, tirando o foco de Cristo e colocando o foco em outros “deuses”.
Cristo é o foco e sempre será. Nenhuma reunião cristã tem que ter como foco um pastor ou um profeta. Geralmente reuniões onde o profeta é o centro de tudo, onde ele sempre tem uma revelação especial da parte de Deus, acabam em confusões. Ninguém tem revelação especial da parte de Deus. Ninguém tem uma autoridade diferenciada dos demais a ponto de ser intocável. Todos nós que cremos em Cristo somos filhos e temos dons diversos, dentre eles a profecia e a revelação. Mas este dom quando vem de Deus atrai toda a atenção e foco para Cristo e não para o profeta. Se o dom de profecia atrai a atenção para o profeta e não para Cristo, seja este profeta anátema.


2- A CULPA, O MOTOR DAS RELIGIÕES

Mas o que faz as pessoas seguirem de maneira cega diversos falsos profetas? E o que faz pessoas se submeterem a diversas regras religiosas, achando que estão agradando a Deus? A resposta é simples: a culpa. Sem ela, as religiões não sobrevivem. É da culpa que os falsos profetas e dos falsos mestres e pastores conseguem ter autoridade para enganar as pessoas.
Existem um número infinito de denominações cristãs que ensinam diversas coisas, ora proibindo, ora permitindo o que o cristão pode ver, ouvir, beber, comer, pensar e etc.
Como já foi dito, quem neste planeta tem alguma autoridade de falar o que um cristão pode ver, ouvir, beber, comer ou pensar? Eu conheço apenas um que tem autoridade para me dizer o que eu tenho que fazer. Este alguém é Cristo. Ele que norteia minha vida e não regras religiosas.
Se tem alguma dúvida leia :

“E ele é a cabeça do corpo, da igreja, é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha preeminência”. Cl 1-18          

Cristo é o único digno de preeminência, ninguém mais. Cristo é o cabeça, mas para alguns o cabeça não é nem a própria nem Cristo, mas a denominação cristã a qual ele participa. É o que o líder fala, ou alguma autoridade profética falsa fala é o que conta. Deixar ser dominado por uma religião, por pessoas é loucura. Deixar ser dominado por Cristo é sabedoria.

3- SAINDO DO CATIVEIRO ESPIRITUAL

Conheço não poucas pessoas que foram desde crianças “treinadas” em um sistema religioso opresso e castrador. O resultado disso na vida adulta? Muitos não só saíram daquele sistema religioso, como também se rebelaram com Deus e com os princípios cristãos. Associaram Deus com a religião. Eis o perigo.
Sair do cativeiro mental não é fácil. Renunciar diversos ensinos errados que foram lançados na mente desde a mais terna infância pelas religiões é uma tarefa no mínimo corajosa.
Alguns escolhem o caminho da rebelião para se livrar de um sistema religioso opressor; se tornam antagonistas de Cristo em seus pensamentos e atitudes, pensando assim que estão livres para sempre de todo cativeiro espiritual com base na rebelião.
Cristo tem outra solução. Ele oferece sua vida para nos libertar de um sistema religioso opressor muitas vezes impregnado nas nossas mentes por conta de homens inescrupulosos.
Veja o exemplo de um líder cristão modelo como Paulo:

“Pelo que ainda que tenha em Cristo grande confiança para te MANDAR o que te convém, todavia PEÇO TE por amor (...)”. Fm 1: 8-9

Repare os verbos que Paulo usa. Ele não manda, ele pede. Um líder cristão usa sua autoridade no amor. Um líder que não usa sua autoridade no amor ainda não conheceu a Cristo.
O próprio Deus também não nos obriga a servi-lo, pois se a servidão a Deus for por medo e obrigação já não tem mais valor, pois Cristo na cruz serviu a Deus por amor e não por medo e obrigação.

4- ULTIMATO

“Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo”. Cl 2-8

Ler a Palavra é a maneira que nos libertamos de sistemas religiosos opressores. Buscar a presença de Deus é a nossa defesa para os diversos enganos dos homens. Ter arraigado em nossos corações que Deus é graça e Ele já nos perdoou de todos os nossos pecados em Cristo é fundamental em nossa caminhada.
Estabeleça este compromisso com você e Cristo em lançar fora toda a culpa que há em ti para então experimentar toda a graça que Deus tem a oferecer por meio do Espírito.

2 comentários:

  1. E conhecereis a Verdade e ela vos libertará...
    gloria a Deus por este Texto e por sua vida meu Irmão !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo, fique sempre conosco no blog acompanhando as novidades.
      abraços e paz de Cristo

      Excluir

Twitter / IBL_DontStop