TEXTO BASE- LIVRO DE MALAQUIAS
INTRODUÇÃO
Temos aprendido, através da vida de Isaque, filho de Abraão, a idéia de modelo de filho segundo o coração de Deus.
A família é a base de toda e qualquer sociedade, visto que é na família que aprendemos como viver em sociedade. A partir do amor e da autoridade dos pais na vida dos filhos, aprendemos a noção de certo e errado bem como o valor das regras em nossa sociedade. Deus criou a família para que nós aprendêssemos algumas realidades espirituais importantes. E é sobre elas que vamos tratar.
UM ALERTA SOBRE O PERIGO DA IDOLATRIA
Em Malaquias capítulo 1-6, vemos:
“ O filho honrará o pai, e o servo ao seu senhor; e se eu sou Pai, onde está a minha honra ? E, se sou Senhor, onde está o meu temor ?- diz o Senhor dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome e dizeis: Em que desprezamos nós o teu nome ?”
Esta palavra é dirigida apenas para sacerdotes? Veja o que Deus fala em Apocalipse capítulo 1: 5-6:
“E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele Glória e poder para todo sempre amém.”
Assim esta palavra de Malaquias é direcionada a todos que clamam que foram lavados no sangue do cordeiro, visto que todos nós somos sacerdotes de Deus. Temos que ter uma vida santa e separada para Deus como todo bom sacerdote de Deus.
Assim, de nada adiante, honramos nossa família com o melhor do nosso tempo e do nosso amor e esquecermos a fonte dessa alegria que é Deus.
Uma pessoa que ama sua família e não ama a Deus, na verdade não ama sua família, mas a tenha como um ídolo. Se você não quiser perder algo que é importante para você, não idolatre, apenas ame.