TEXTO BASE- LIVRO DE MALAQUIAS
INTRODUÇÃO
Temos aprendido, através da vida de Isaque, filho de Abraão, a idéia de modelo de filho segundo o coração de Deus.
A família é a base de toda e qualquer sociedade, visto que é na família que aprendemos como viver em sociedade. A partir do amor e da autoridade dos pais na vida dos filhos, aprendemos a noção de certo e errado bem como o valor das regras em nossa sociedade. Deus criou a família para que nós aprendêssemos algumas realidades espirituais importantes. E é sobre elas que vamos tratar.
UM ALERTA SOBRE O PERIGO DA IDOLATRIA
Em Malaquias capítulo 1-6, vemos:
“ O filho honrará o pai, e o servo ao seu senhor; e se eu sou Pai, onde está a minha honra ? E, se sou Senhor, onde está o meu temor ?- diz o Senhor dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome e dizeis: Em que desprezamos nós o teu nome ?”
Esta palavra é dirigida apenas para sacerdotes? Veja o que Deus fala em Apocalipse capítulo 1: 5-6:
“E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele Glória e poder para todo sempre amém.”
Assim esta palavra de Malaquias é direcionada a todos que clamam que foram lavados no sangue do cordeiro, visto que todos nós somos sacerdotes de Deus. Temos que ter uma vida santa e separada para Deus como todo bom sacerdote de Deus.
Assim, de nada adiante, honramos nossa família com o melhor do nosso tempo e do nosso amor e esquecermos a fonte dessa alegria que é Deus.
Uma pessoa que ama sua família e não ama a Deus, na verdade não ama sua família, mas a tenha como um ídolo. Se você não quiser perder algo que é importante para você, não idolatre, apenas ame.
Quando passamos a adorar as bênçãos de Deus ao invés do próprio Deus que é fonte de todas as bênçãos corremos um sério risco de perder aquilo que é importante para nós.
Como está escrito em Malaquias capítulo 2:1-2 :
“E agora, ó sacerdotes, este mandamento vos toca a vós, se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos Exércitos, enviarei a maldição contra vós e amaldiçoarei as vossas bênçãos e já as tenho amaldiçoado, porque não vós não pondes isso no coração.”
Deus nos alerta sobre os perigos do pecado de esquecê-lo. A justiça de Deus faz com que haja a permissão por parte Dele de maldições nos alcançar quando estamos decididos em desobedecer sua palavra.
DESFRUTANDO AS BENÇÃOS DE DEUS
Família é uma benção de Deus que deve ser desfrutada na sua plenitude. Para isso, o homem de Deus deve colocar em sua agenda o Senhor em primeiro lugar para então desfrutar da sua família na plenitude.
Como exemplo disso temos o modelo Abraão. Ele amava sua família, contudo ele amava mais a Deus. E ele provou a sua fé a Deus ao oferecer Isaque, seu filho único, como sacrifício a Deus.
A verdade que Abraão não perdeu Isaque, mas o teve de volta sob a benção de Deus, pois o Senhor não tem prazer em holocaustos,mas em obediência.
Abraão deu o seu melhor a Deus e teve o privilégio de ver sua família prosperar em Deus. Nós também devemos dar o nosso melhor a Deus. Quando não damos o melhor para o nosso Senhor, então não desfrutamos do melhor de Deus em nossas vidas. O resultado disso é uma vida espiritual morna e murmuradora diante de Deus. Os israelitas do passado são como muitos de nós hoje quando proferimos palavras como está regitrado em Malaquias 3-14 :
“Vós dizeis: Inútil é servir a Deus, que nos aproveitou termos cuidado em guardar os seus preceitos e em andar de luto diante do Senhor dos Exércitos?”
Em sua defesa, Deus afirma que em todas as gerações haverá pessoas que temerão ao seu nome e serão por isso honradas por Ele no devido tempo como está escrito:
“Então aqueles que temem ao Senhor falam cada um com o seu companheiro e o Senhor atenta e ouve; e há um memorial escrito diante dele, para os que temem ao Senhor e para os que se lembram do seu nome. E eles serão meus , diz o Senhor dos Exércitos, naquele dia que farei, serão para mim particular tesouro, poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve. Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre que serve a Deus e o que não serve.” Mq 3: 16-18”
ULTIMATO
“ Eis que vos envio o profeta Elias, antes que venha o dia grande e terrível do Senhor; E converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha e fira a terra com maldição. Mq 4: 5-6”
Deus enviou João Batista para cumprir esta palavra. A desobediência aos mandamentos de Deus traz maldição. Um dos mandamentos de Deus é honrar os pais e a família. Este era o desejo de Deus no passado e é o desejo dele hoje. Honrar aos pais traz benção, desde que esta honra também seja acompanhada com uma servidão completa ao Senhor. Deus nos quer completos e não parcialmente santos.
Como está escrito em Malaquias
“Mas, desde o nascente do sol até o poente, será grande entre as nações o meu nome; e, em todo lugar se oferecerá ao meu nome incenso e uma oblação pura, porque o meu nome será grande entre as nações, diz o Senhor dos Exércitos. Mq 1:11”
Você é convidado a participar deste mover e avivamento que está em todas as nações. Você participa deste mover honrando a sua família e a Cristo para a Glória de Deus, nosso Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário