“Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor para Glória de Deus Pai.” Fp. 2: 9-11
TEXTO BASE- LIVRO DE FILIPENSES
A FONTE DA NOSSA ALEGRIA
A vida é um dom maravilhoso do Deus Todo Poderoso. Toda a criação de Deus reflete a Sua glória. Todo homem criado foi feito com o propósito de glorificar o Senhor através da criação. Tudo foi criado por Deus para nossa alegria. É impossível ficar indiferente a criação de Deus e a todo o universo criado.
Todo homem e mulher um dia ao olhar o universo fazem uma escolha, a mais importante das suas vidas. Qual caminho escolher o de Deus ou do mundo? Ao olhar para toda criação alguns atribuem a criação a obra do acaso, outros atribuem a Deus ou a vários deuses.
Os que preferem crer que toda a existência é fruto de uma sucessão de acasos onde o homem a partir de uma evolução de milhões de anos foi aperfeiçoando seu conhecimento, vê a Bíblia como um produto cultural de um povo em um determinado período, não sendo assim a palavra revelada e sobrenatural de Deus.
Naturalmente que qualquer pessoa sincera que acredite nisso, sabe que a visão evolucionista apresenta algumas questões sem respostas. Se tudo foi fruto de uma evolução, de onde a matéria surgiu? Quem criou a matéria? A matéria, os átomos seriam eternos? São perguntas que simplesmente não possuem uma resposta definitiva do ponto científico.
O saber humano é como uma rede de pesca, cheia de furos. A fé em Cristo não tem a pretensão de responder todas as questões sobre a nossa origem, algumas questões só serão respondidas na eternidade. Contudo, a fé nos conduz a um relacionamento com Deus, onde sua existência para nós é provada por meio de seus sinais que Ele realiza em nossas vidas. Então, toda a avalanche de questões que temos sobre a vida, o universo e a criação de Deus dá lugar a paz, pois sabemos que Ele existe e isso basta. Esta paz é a fonte da nossa alegria.
A ALEGRIA CRISTÃ, ARMA DE DEFESA E ATAQUE CONTRA A MENTIRA
Na época atual, é politicamente incorreto criticar a teoria evolucionista, aliás criticar qualquer coisa hoje em dia é politicamente incorreto. Deixe cada um crer e viver como lhe parece bem, dizem os politicamente corretos e digamos “neutros” a tudo. Longe de mim, interferir em algo que o próprio Deus não interfere, como o livre-arbítrio e o direito de alguém de crer no que mais lhe parece sensato ou razoável.
Afinal o que mais eu poderia acrescentar a esta discussão travada entre o criacionismo e o evolucionismo? Na verdade, o que tenho a dizer sobre esta questão evolucionismo x criacionismo é o mesmo que Paulo fala em Filipenses:
“Segundo minha intensa expectação e esperança, de que em NADA serei confundido, antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora para sempre, engrandecido no meu corpo, seja tanto para morte como para vida.” Fp. 1:20
Paulo tinha convicção de quem era Cristo e proclamava esta fé. É por meio deste texto e dos outros que já publiquei neste blog que venho anunciar esta mesma esperança:
“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Jesus Cristo.” Fp. 1:6
Cristo começou uma boa obra em nós no dia que nos criou. No dia que passamos a existir no ventre de nossa mãe, Ele começou uma boa obra. Todo homem é um reflexo da glória de Deus. Contudo, mesmo o homem refletindo a glória de Deus através de sua vida, ele precisa de Deus. Deus criou o homem para que este seja dependente Dele. Por isso, precisamos Dele, precisamos aceitá-lo em nossas vidas.
A boa obra que Deus começou te dando o dom da vida, Ele quer continuar, aperfeiçoar com Cristo em seu coração, regenerando, limpando o seu coração de todos os conceitos malignos deste mundo. Ele só pode fazer isso se aceitá-lo. E aceitar com alegria, de bom grado, não por obrigação.
Este processo de regeneração se dá através, pois, da alegria em Cristo.
A alegria cristã é nossa arma de ataque e defesa. Não é uma arma contra as pessoas que pensam diferente de nós, mas daquilo que visa nos escravizar. Nenhum homem é nosso inimigo. Ora, aquilo que visa nos escravizar é a mentira e não o homem.
Deus ama os ateus e todos àqueles que pensam diferente do que Bíblia revela em relação a criação do Universo.
Tenho para mim como algo não cristão direcionar um ódio, um preconceito ou sentimento de segregação aos ateus e aos incrédulos de um modo geral.
A fé em Cristo é um alívio. Não há mais espaço para ódio. O Cristão não tem a necessidade de provar que está certo em relação ao Reino dos Céus. Todo aquele que não crê na fé cristã nunca poderá ser tornar objeto de ódio, mas de amor e respeito.
Acho infrutífero, na minha visão, debates entre criacionistas e evolucionistas. Veja:
“Mas o que para mim era ganho, reputei-o perda por Cristo, e na verdade, tenho também por perda toda as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco para que possa ganhar a Cristo.” Fp. 3:7-8
Quando estamos em Cristo, reputamos como perda a necessidade de provarmos que somos os senhores da razão e da verdade. Se alguém não crê na fé Cristã, que seja, mas eu prosseguirei no caminho que Paulo indicou:
“Irmãos, quanto a mim não julgo que o haja alcançado, mas uma coisa eu faço, e é que esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberania vocação de Deus em Cristo Jesus.” Fp. 3:13-14
ULTIMATO
O nosso inimigo nunca será um ser humano. O nosso inimigo é a ignorância. Cristo ressuscitou dentre os mortos. Para mim isto basta, pois por meio deste fato me regozijo e torno a me regozijar em Deus.
Eu não sei todas as respostas para todos os mistérios da criação. Mas o que importa, qual homem também sabe? Por mais que um homem tenha anos de estudo e descoberto muitos dos mistérios da criação de Deus, nenhum homem nesta vida conseguirá desvendar todos.
Resta seguir o conselho de Paulo:
“Resta irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor, não me aborreço de escrever-vos as mesas coisas, e é segurança para vós.” Fp. 3:1
Deus criou todas as coisas para nossa alegria. Tudo que existe foi para nosso gozo. Deus não nos revelou todos os seus mistérios sobre a existência, mas ele revelou o fundamental:
“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, que sendo em forma de Deus, não teve por usurpação, ser igual a Deus, mas aniquilou-se a si mesmo tomando forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens, e achando na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte e morte de Cruz.” Fp. 2:5-8
Nenhum comentário:
Postar um comentário