sexta-feira, 21 de outubro de 2011

VOCÊ HONRA AO SEU LÍDER?

"Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse..." - Filipenses 2:29

Um dos princípios estabelecidos na palavra de Deus e resgatados pela visão celular é o princípio da cobertura espiritual.
Uma igreja bíblica não é uma democracia. Ela é estabelecida sob a verdade de uma liderança espiritual que Deus levanta e sobre quem ele coloca uma porção de autoridade.
Isso não é um jugo sobre nós, é um cuidado. Ter pastor, ser discipulado, receber ministração e ensino é um privilégio que deveríamos valorizar mais.
Aquele que viveu na solidão talvez saiba mensurar melhor essa dádiva dos céus.

Os líderes pagam um alto preço.


VAMOS HONRAR NOSSOS LÍDERES ENTÃO NÉ!
OLHA QUE POVO BONITO GENTE!
A NOSSA CÉLULA AMA VOCÊS!

Líderes - Gislaine Fonseca e Leonardo Arcoverde

Líderes e GEC - Renato Cortês, Gislaine, Leo e Gleice Helen

Eles têm sua própria vida e família para cuidar, mas abnegados, se dispõem a investir também em nós, ofertando-nos seu tempo, seus ombros, seu coração.
Não é à toa que a palavra nos ensina a honrá-los e considerá-los de uma maneira distinta, ainda que sejam humanos e imperfeitos como nós.
O que eles trazem de especial é a dedicação a nossas vidas e um manto espiritual que Deus pôs sobre suas vidas.
O escritor da carta aos Hebreus ordena: (Hb 13:17)"Obedecei aos vossos guias líderes espirituais) e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros".

A palavra adeqüada para definir nosso relacionamento com aqueles que nos discipulam em Cristo é honra.
Se aprendermos a honrar os nossos líderes, estaremos abrindo um caminho de benção e prosperidade na nossa vida.

Paulo, por exemplo, falando de Epafrodito, um líder na igreja de Filipos, aconselhou: (Fp 2:28-29) "Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse; visto que, por causa da obra de Cristo, chegou ele às portas da morte e se dispôs a dar a própria vida, para suprir a vossa carência de socorro para comigo".

Dê especial atenção às palavras "honrai sempre a homens como esse, visto que...por causa da obra de Cristo... se dispôs a dar a própria vida...para suprir a vossa carência de socorro".

Acredito que essa descrição cabe a cada um dos seus pastores, ao seu discipulador ou ao seu líder de célula, não é mesmo?

Agora, a questão prática é: Como posso honrar o meu líder?

Quer saber?! Clica ai oh...

1- Em primeiro lugar, submeta-se a ele.

Não há maior honra do que esta. Jesus um dia disse: (Lc 6:46) "Porque me chamais Senhor, Senhor e não fazeis o que vos mando?"

Creio que isso resume bem a expectativa de um líder.
De que adiantam os discursos e as honrarias exteriores se não provêm de um coração fiel e submisso? Se para Deus "é melhor o obedecer do que o sacrificar" (I Sm 11:22), para os seus escolhidos também.

Para mim, pelo menos, não há melhor presente que a fidelidade.

2- A segunda forma prática de honrar seu líder é ser seu escudeiro, defendê-lo, falar bem dele, ressaltar suas virtudes, relegar suas deficiências.

O líder é sempre um alvo do inferno e da maledicência daqueles que tem o coração tomado de inveja ou de rebelião.
Perceba que as pessoas carnais estão sempre fazendo comentários críticos sobre as autoridades.
É uma obra da carne. Deus se enoja disso e compra a briga para si.

Quando, por exemplo, Mirian e Arão resolveram falar mal de Moisés, o Senhor inteferiu duramente: "meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa... como, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés? E a ira do SENHOR contra eles se acendeu; e retirou-se" (Nm 12:7-9).
Ora se Deus age assim contra alguém que fala mal de um guia espiritual, como Ele não agirá com aquele que constantemente abre a sua boca para bendizer e raspaldar? Se quer o favor de Deus, aprenda esta lição.

3- A terceira forma de honrar um líder é abençoá-lo com as coisas materiais.

Paulo questionou seus discípulos com as seguintes palavras: (I Co 9:11). "Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito recolhermos de vós bens materiais?"

Muitas gente ainda não ganhou esta visão, mas ela é bíblica. Presentear, ofertar, semear financeiramente na vida de um guia espiritual é algo que, segundo o mesmo ensino apostólico, "redunda em muitas graças a Deus" (I Co 9:12).

Talvez tenha sido este uns dos segredos dos valentes de Davi, que saíram da carverna da revolta para a honra do governo.
Entre muitas outras virtudes, eles sabiam manisfestar o valor que davam ao seu líder e pastor. Uma prova cabal disso foi o fato de três deles terem arriscado suas vidas simplesmente para buscar no meio do arraial dos inimigos uma vasilha de água pela qual Davi suspirara (leia a história em I Cr 11:16-19).
E, embora Davi soubesse os limites da honra que deveria receber e tenha derramado a água como oferta ao Senhor, a atitude daqueles homens foi tão espiritual que mereceu ser contada entre seus grandes feitos.

CONCLUSÃO: Que também na sua vida a honra aos líderes seja uma postura que vá muito além do "Dia do Discipulador".


Um comentário:

Twitter / IBL_DontStop