CONHECENDO O ESPÍRITO SANTO DE DEUS
TEXTO BASE- EVANGELHO DE JOÃO CAPÍTULO 14
INTRODUÇÃO
Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho João 14:1-4
Momentos antes da crucificação de Cristo, os apóstolos estavam atônitos e amedrontados. Eles estavam sentido a pressão da perseguição dos opositores de Cristo. O Senhor conhecendo os seus pensamentos de incredulidade, consolou-os com a promessa de que o Pai já havia preparado lugar para eles, e que Ele mesmo, Cristo, voltaria após a sua morte para buscar todos os seus seguidores para então herdar eternamente o Reino.
Estas palavras, aliados ao fato que Cristo havia operado uma série de sinais extraordinários como até a mesmo a ressureição dentre os mortos de Lázaro, deveria ter trazido um grande conforto aos apóstolos, mas na verdade que não trouxe.
Havia algo que ainda precisava ser trabalhado em cada um dos apóstolos. Para que a obra de Cristo fosse completa era necessário o envio do Consolador, da parte de Cristo. Quem é este consolador?
O CONSOLADOR DA PARTE DE CRISTO
Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. João 14:20
Cristo afirmou que sua morte seria certa e nada poderia alterar isso, pois isto fazia parte do plano de Deus para a redenção do homem. Os apóstolos amavam a Cristo e estavam desolados com o fato que iriam “perder” o seu mestre na Cruz. Eles não conseguiam compreender o plano de Deus. Era necessário que a visão deles fossem abertas para que eles se rendessem a obra da cruz e os seus benefícios. Cristo afirmou que após a sua morte outra pessoa seria enviada da parte do Pai para consolar e fortalecer seus discípulos das tribulações que eles ainda haveriam de enfrentar. Esta pessoa enviada da parte do Pai e do Filho seria o Espírito Santo.
O Espírito Santo é conhecido como consolador, pois sua obra visa fortalecer através da palavra de Deus todos os seguidores de Cristo.
O envio do Espírito Santo tem como objetivo tirar qualquer sentimento de rejeição ou dúvida sobre o amor de Deus sobre nós.
Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
João 14:18
João 14:18
Cristo possui vários atributos divinos dentre eles, a onipresença. Cristo está nos céus neste momento ao lado do Pai. Contudo, Ele está conosco através da pessoa do Espírito Santo. O Pai Celestial está reinando nos céus em seu santo trono, contudo Ele também está conosco através da pessoa do Espírito Santo. Quando o Espírito Santo entra em nossas vidas, conseguimos compreender este mistério em que o Pai, o Filho e o Espírito estão em nossos corações.
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. João 14:16-17
Cristo antes de ser crucificado prometeu o envio do seu Espírito para que todos os homens fossem revestidos com o mesmo poder que Ele foi aqui na terra. Conforme o Senhor falou, o Espírito estará conosco para sempre em nós. Ele, o Espírito, é a verdade, por isso o mundo não pode recebê-lo, pois o mundo ama a mentira e não a verdade.
Verdade e mentira são dois conceitos antagônicos. O Espírito de Deus é a verdade e o espírito segundo este mundo é a mentira. Desta maneira, não pode habitar o Espírito de Cristo naquele que ama a mentira e o engano, visto que verdade e mentira não podem coexistir em um mesmo lugar ou em um mesmo coração.
.
A PAZ DO ESPÍRITO DE DEUS.
E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
Se me amais, guardai os meus mandamentos.
João 14:13-15
Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
Se me amais, guardai os meus mandamentos.
João 14:13-15
Crista está conosco através do Espírito de Deus. A obra de Deus está completa; os nossos pecados foram perdoados por Deus e agora que temos paz com o Criador devemos desfrutar o melhor de Deus nas nossas vidas. O melhor dele só pode ser ele mesmo, que é o Espírito.
Todas as nossas angústias devem ser apresentadas ao Pai Celestial, sempre no nome de Jesus, para que o Espírito de Deus que habita em nós, nos console e cumpra a vontade de Deus nas nossas vidas. Através do Espírito, oramos conforme Cristo nos ensinou. Direcionamos ao Pai nossos anseios e pelo nome de Cristo, confiamos que já recebemos aquilo que precisamos. O Espírito de Cristo que está em nós é quem é o responsável por fazer esta obra benigna. O Espírito Santo veio para glorificar ao Filho e Pai por meio de nossas orações. O Espírito de Deus tem prazer em glorificar o Pai e o Filho por meio de milagres. Se é assim, tenhamos plena confiança em nos aproximar de Deus, com um coração limpo de toda culpa. Se estamos alicerçados em Cristo por meio da fé, por qual razão o Espírito não mostrará prodígios em nossas vidas? O Espírito ama o Pai e o Filho e ama a nós também. Ele exaltará o Pai cumprindo o propósito Dele em nossas vidas. Basta crermos e descansarmos.
Vivendo desta maneira, veremos a realidade maravilhosa deste versículo e teremos uma vida cristã vitoriosa:
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:27
Nenhum comentário:
Postar um comentário