segunda-feira, 18 de julho de 2011

Pastor Jonas Neves fala sobrea visão do CONFRAJOVEM


PASTOR JONAS NEVES FALA SOBRE VISÃO DO CONFRAJOVEM





A edição dos 40 anos do ConfraJovem vai receber como um de seus preletores o pastor Jonas Neves que esteve à frente da Mocidade Lagoinha por 15 anos. Atualmente pastor e líder da Igreja Batista do Povo, em São Paulo (SP), carrega em si a marca de quem fala de Jesus para qualquer idade, inclusive, para os jovens. Ele participou de sua primeira edição do ConfraJovem ainda seminarista da Lagoinha, por volta de 74/75, e não demorou a assumir o pastoreio dos jovens. Ele foi o primeiro pastor, de fato, a liderar e coordenar uma edição do ConfraJovem nos idos da década de 80 e de lá para cá vem fazendo diferença na vida das pessoas por onde passa. Para ele “a cada evento o ConfraJovem tem oferecido uma melhor provisão e é natural que o impacto não diminua ao longo destes 40 anos”.
Lagoinha.com: Qual a sua visão sobre o ConfraJovem?
Pr. Jonas Neves: O ConfraJovem começou pelo esforço de cinco jovens líderes da então chamada mocidade da Lagoinha, com o propósito de evangelização, avivamento e intercâmbio com outras mocidades evangélicas. Até onde tenho conhecimento o objetivo tem sido sustentado, considerando é claro, as diferenças existentes entre a cultura de intercâmbio daquela época e a desta. Durante os 15 anos em que tive o privilégio de pastorear os jovens da Lagoinha vi que preenchíamos uma lacuna existente na mocidade evangélica de Belo Horizonte (MG). Parece-me que ainda é assim. Portanto, este é um trabalho que precisa ser mantido e expandido a cada ano como fonte de bênção para toda a cidade.

Lagoinha.com: Quais estratégias as igrejas devem adotar para alcançar os jovens?
Pr. Jonas: A igreja precisa falar a linguagem do jovem. Isso significa compreender as mudanças que acontecem em cada geração e usá-las com inteligência na comunicação do Evangelho. Não é demais dizer que contextualização e mundanização não são a mesma coisa. Na busca de acertar é indispensável o compromisso sério com a sã doutrina e com a ética do Evangelho. Que me perdoem: ambas tem sido ignoradas com vergonhosa freqüência. As reuniões especialmente preparadas para os jovens precisam ser tão cheias de Deus como os cultos de toda a igreja. Não pregamos para fazer prosélitos, ou adeptos e, sim, nascidos de novo, santificados, por meio de Jesus Cristo.

Lagoinha.com: Com tantos recursos para o entretenimento, e a velocidade como tem passado as horas, do que o jovem não pode se esquecer?
Pr. Jonas: De que andar no Espírito é a única maneira de não viver no engano oferecido por muitas diversões e, também, de remir o tempo. Ninguém pode se esquecer de que Deus nos pedirá contas de tudo. Todos precisamos sempre nos lembrar de que a maneira como vivemos, trabalhamos e nos divertimos determina a qualidade de vida espiritual e moral que desfrutamos aqui na Terra e o galardão que receberemos na eternidade. Além disso, "A vida passa, e nós voamos".

Lagoinha.com: Como é sua relação com os jovens da Igreja Batista do Povo (SP)?
Pr. Jonas: Temos um excelente pastor que cuida maravilhosamente dos nossos jovens bem de perto há dez anos. A Igreja Batista do Povo tem crescido aqui e no exterior não me permitindo ter, com nossos jovens, o tempo e a profundidade de relacionamento que eu tinha com os da Lagoinha. Percebo que represento mais a figura de um “pai” para eles. Em que pesem as muitas atividades, qualquer um poderá perceber o amor que brinda a nossa comunhão, sincera amizade e companheirismo nas realizações do ministério.

Lagoinha.com: Descreva como é participar do Confra como jovem, como pastor e como filho de Deus.
Pr. Jonas: Como jovem é a doce expectativa de mais uma experiência com o Senhor Deus que nos leve a um novo degrau na escada da maturidade espiritual. Como pastor, é o seríssimo compromisso de buscar em Deus alguma coisa que coopere na satisfação da expectativa de cada coração sincero que comparece ao evento. Como filho de Deus é a certeza de que viveremos juntos a unção fresca que o Espírito sempre derrama nestes encontros.

Lagoinha.com: O senhor poderia nos adiantar a direção que o Espírito Santo tem lhe dado para a pregação?
Pr. Jonas: Vou me manter dentro de uma das propostas do ConfraJovem: vida no Espírito

Lagoinha.com: Qual a sua expectativa para o ConfraJovem 2011?
Pr. Jonas: Que gere salvação e real consagração de muitas vidas ao Senhor Jesus. Espero que não seja um show, um mero tempo de encontros fraternos ou um tempo para a diversão de crentes. Vivemos tempos que preconizam uma verdadeira devastação na vida moral e na fé do povo brasileiro e isso exige que nos levantemos de entre os mortos, no poder do Espírito Santo. Se a moçada levar a sério, orar de verdade e der ouvidos ao Espírito o poder de Deus se manifestará.

Lagoinha.com: Faça o convite para a galera jovem participar do Confra!
Pr. Jonas Neves: Venham todos; tragam amigos; vivam intensamente cada momento. Esperem muito de Deus para a sua vida e para BH no ConfraJovem 2011.

fonte: site oficial do ConfraJovem 40 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter / IBL_DontStop