Você já se esqueceu de algo? Os olhos que leem estas palavras já procuraram um celular que foi esquecido em casa? Sensação terrível. Esquecimento. Pois, percebemos que temos o objeto, mas não podemos usufruir. No que diz respeito à Palavra, o mesmo principio se aplica. Palavra de Deus esquecida é Palavra de Deus que pode não ser vivida.
Um dos maiores problemas da Igreja não é apenas a ignorância, mas o esquecimento daquilo que já sabe. No seu primeiro discurso como líder, Josué disse: “Lembrai-vos da palavra que vos mandou Moisés, servo do Senhor, dizendo: O Senhor vosso Deus vos dá descanso, e vos dá esta terra.” (Js 1.14) Josué os chama a lembrar porque eles podiam estar esquecendo-se da promessa que já conheciam.
No dicionário a palavra “lembrar” significa: “Trazer à memória, recordar, memorial, estar no pensamento, fazer um memorial.” A Palavra que Deus nos disse precisa estar no pensamento, devemos trazê-la à memória para que possa nos dar ânimo e esperança. Por isso o profeta diz: “Quero trazer a memória o que pode me dar esperança.” (Lm 3.21) Com isso, em outras palavras, o profeta Jeremias está dizendo que a Palavra que está na memória é o que pode gerar em nós, ânimo e esperança.
Na Bíblia a ideia de lembrar também está associada à realidade de agir. “Lembrou-se Deus de Noé [...] fez soprar um vento sobre a terra e baixaram as águas.” (Gn 8.1) “Lembrou-se Deus de Raquel, ouviu-a e a fez fecunda.” (Gn 30.22) Quando a Bíblia usa a figura simbólica de lembrar, em relação a Deus, na verdade está indicando que Ele agiu.
Você está se esquecendo do que Deus disse? Das promessas que o Senhor lhe falou? Para responder basta olhar as suas atitudes. Pois um crente que murmura esqueceu que Deus é bom. Um cristão preocupado não lembra que Deus está no controle. Um crente que não adora esqueceu que Deus é poderoso para fazer o que disse que vai fazer. Um cristão que não age de acordo com a Palavra é uma pessoa esquecida da mesma. Pois, quem realmente se lembra da Palavra, necessariamente, viverá de acordo com ela.
Circuncisão, arco-íris, altares de pedra são apenas alguns dos sinais que foram usados por Deus para que o homem não se esqueça. Até mesmo a instituição da Ceia, Jesus disse que é para fazer em “memória de mim” (1Co 11.25). Deus assim faz porque sabe a tendência que o ser humano tem de esquecer a Palavra e as obras do Senhor. E dessa forma acaba não usufruindo da Palavra e não agindo de acordo com a vontade de Deus.
É tempo de lembrar. É tempo da Igreja do Senhor agir naquilo que ela já sabe. Pois assim cada cristão poderá viver o poder de Deus nesta geração.
Site: www.ventonofogo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário