quinta-feira, 25 de outubro de 2012

ULTIMATO - Honrar a autoridade familiar.


HONRA A AUTORIDADE FAMILIAR


Após o dilúvio, o Senhor decidiu recomeçar seu plano de restauração com os filhos de Noé.


Instantes depois de todos os sobreviventes do Dilúvio, a saber, oito pessoas, saírem da arca um novo problema ocorreu. Este “novo” problema na verdade não era algo tão novo, era o pecado. O pecado novamente manifestou-se na vida de um dos filhos de Noé.


Antes de refletirmos sobre o pecado de Cam, vamos refletir sobre algumas atitudes de Noé pós-dilúvio. Logo no fim do dilúvio, Noé ofereceu um holocausto ao Senhor (Gn. 8-20) e Senhor aceitou esta oferta e fez uma aliança com o homem que nunca mais feriria a terra com um dilúvio como este. Isto não significa que os juízos de Deus terminariam. Não, estes só terminarão quando o pecado for totalmente extinto da Terra. Como veremos infelizmente o Dilúvio não foi o suficiente para conduzir a geração de sobreviventes a uma perfeita forma de adoração ao Senhor.


O tempo passou depois do dilúvio e Noé se torna um agricultor e planta uma vinha e embebeda-se e fica nu em sua tenda. Ao ver Noé bêbado e nu, o filho mais velho dele caçoa em seu coração e tenta contaminar seus irmãos com comentários maldosos a respeito do pai. Não preciso dizer o quanto o Senhor abomina este tipo de atitude não é mesmo?


Toda lei do Senhor se resume no amor. Não basta formalmente seguir o Senhor e cumprir os mandamentos se não for com amor. Podemos cumprir TODOS os mandamentos do Senhor e por fim sermos condenados se não demonstramos amor no cuidado das coisas de Deus.


Voltemos ao filho de Noé. Noé era a autoridade naquele tempo. Isto com certeza não era algo que agradava o filho mais velho dele, pois ao ver o pai em uma situação degradante ele logo caçoou em seu coração e tratou de difamar seu velho pai aos seus irmãos. Vemos isso repetindo ao longo dos séculos nas famílias, onde filhos estão sempre prontos para criticar seus pais quando estes cometem um erro, esquecendo do seu dever de honrá-los. Filhos críticos em relação aos erros dos pais têm um problema em relação à autoridade. Na verdade, estas pessoas desejam ter poder e na primeira oportunidade que vêem os pais errarem já logo conspiram contra eles através de zombaria, difamação, achando que assim conseguirão ser uma autoridade no lugar de seus pais.


Que contraste foram as atitudes dos irmãos de Cam. Eles ao verem a nudez do pai e sua situação degradante cobriram sua nudez e ignoraram a atitude vergonhosa de Cam. Filhos amorosos cobrem a nudez de seus pais, cobrem seus pecados por meio da compaixão, das orações e do perdão. Filhos rebeldes querem destruir a reputação de seus pais quando estes erram, achando que de alguma forma pegarão seu lugar na casa.


Pecado para o Senhor não é apenas quando algo grave aos olhos dos homens acontece como um roubo, estupro ou homicídio. Estas coisas sem dúvida são abomináveis e devem ser rejeitas pelos cristãos, mas muitas destas coisas acontecem por “pequenos” desentendimentos dentro da família. Uma zombaria, um desprezo, uma difamação são ingredientes perfeitos para Satanás encher o coração dos homens de ódio para que estes matem uns aos outros literalmente. A família é a base de tudo, e se esta está desajustada, temos um problema.


O pecado muitas vezes começa com uma pequena discussão, uma pequena zombaria que senão for repreendida pode tomar proporções catastróficas na vida das pessoas. Com o pecado não se brinca. Nenhum tipo de pecado deve ser tolerado nas nossas vidas, a melhor maneira de combatê-lo não é julgar os outros, mas olhar para dentro de nós e pedir ao Espírito que ele nos purifique com o sangue de Cristo.


O CASTIGO DE CAM FOI JUSTO? Foi apenas uma brincadeira, dizem algumas pessoas quando zombam de alguém. O que para uns é visto como uma “zoeira” uma brincadeira, pode ser para outros na verdade uma agressão emocional, motivado por todo tipo de perversidade. O Senhor sonda os corações e a zombaria de Cam para com seu pai não foi uma mera brincadeira no âmbito doméstico. Por trás desta inocente brincadeira escondia um homem amargurado desejando difamar seu pai para tomar seu lugar de autoridade na casa e por conseqüência ter poder para dominar seus irmãos e seus futuros descendentes. O castigo de Cam foi justo, embora algumas pessoas não consigam entender a lógica do castigo que recaiu sobre Cam. Vejamos. “E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera, e disse: Maldita seja Canaã, servo dos servos, sejam seus irmãos e disse: Bendito seja o Senhor, Deus de Sem, e seja-lhe Canaã por servo, alargue Deus a Jafté, e habite nas tendas de Sem, e seja lhe Canaã por servo.”


Alguns argumentam: “Mas Noé não amaldiçoou Cam, e sim seus descendentes, então Cam ficou sem castigo e seus filhos que pagaram o preço?” Não. Como analisamos o desejo pecaminoso de Cam era por poder e a palavra de Noé foi justamente em rebaixar todos os descendentes dele aos seus irmãos. Isso foi um duro golpe contra os planos de Cam, pois ele queria ter a primazia em relação aos seus irmãos e seus descendentes e Noé profetiza que descendentes de Cam seriam justamente escravos e dominados pelos filhos de Jafté e Sem. O desejo de homens poderosos é ver seu império prosperar, e ver seus filhos serem os melhores e dominadores sobre os filhos dos outros, mas o que houve com Cam foi o contrario.


Os filhos têm que abençoar os pais não importam seus erros. Isso implica que até mesmo os filhos de Cam deveriam abençoar seu pai, mesmo que sua atitude, como vimos, atraiu maldição sobre os mesmos. Porque abençoar quem nos fez mal, quem errou contra nós? Porque continua honrando nossos pais, a despeito de seus erros? Devemos amar nossos pais não só porque eles nos criaram e são as pessoas que mais nos amam, mas vendo também pelo lado espiritual, o nosso modelo perfeito de pai, o Senhor, Ele nos amou quando ainda estávamos em nossos pecados. Isso se chama graça. É o amor incondicional, este deve ser o tom entre pais e filhos, pois quando isso ocorre todas as maldições proferidas no passado são revogadas, e bênçãos futuras são ordenadas no lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter / IBL_DontStop